Polêmica: 4 propagandas para NÃO ver

Depois da propaganda da Marisa, resolvi reunir aqui algumas propagandas que eu, como publicitário por formação, fico com vergonha alheia quando assisto. Com vocês, 4 propagandas para NÃO ver – e uma que deve ser vista, lá no final.

PROPAGANDA DA VISA PLATINUM 

Vamos começar com a da Visa Platinum. A propaganda começa bem, eles apresentam o cartão e mostram os benefícios do produto que estão vendendo. O problema está nos 45 do segundo tempo, no final da propaganda o cara solta a seguinte frase ‘Depois dessa eu nem mais fiquei nervoso, mesmo com ela dirigindo‘. Eu juro que não entendo o porque disso. É totalmente desnecessário e machista. Não é preciso fazer uma propaganda apelativa. Por que a mulher é mais perigosa ao volante que o homem? Pior de tudo é a ignorância e a falta de informação. Para quem não sabe, seguro de carro para mulher é mais barato. Sim, segundo o presidente do Clube dos Corretores de Seguros do Grande ABC, Marcelino Odlevati, essa diferença de preços entre motoristas do sexo masculino e feminino é uma maneira justa de tarifar o serviço, de acordo com o perfil de risco de cada motorista. Traduzindo, significa que mulheres são consideradas menos perigosas ao volante, que os homens…

Visa, machismo não é legal!

PROPAGANDA DO DESODORANTE AXE

Muito bom Axe!!! (só que ao contrário…)

Mais uma propaganda ridícula, agora a moda é acumular mulheres? É… poligamia não é crime no Brasil?!?! [ironia] Tudo bem querer passar a mensagem de agradar as mulheres com um bom perfume ou desodorante, agora apelar desse jeito não dá. Mais uma propaganda que não foi muito bem pensada. Como se acumula mulheres, meu filho? Tem tantas coisas para serem exploradas em um peça publicitária, mas não, né, gente?! Tem que colocar as mulheres como desesperadas por homem, e ainda por cima que usa um perfume fedido…

PROPAGANDA DA ANTÁRTICA.

Nessa propaganda da Antártica, existem  2 pontos irritantes. O primeiro é a questão de ter que escolher entre ser vegetariano ou ser um completo idiota (o tio do churrasco é um babaca). Não comer carne é ser bobo? Menos divertido? Acho que não, é só uma opção pessoal e, o mais engraçado, é que não é uma propaganda de frigorífero, é de cerveja. Alô? Quem não come carne também toma cerveja, viu!? Ao mesmo tempo que faz o churrasco de soja…

O segundo ponto é o machismo, mais uma vez apelaram para o corpo da mulher. Gente, se toca, mulher não é aperitivo! #revoltado

PROPAGANDA  DA INTIMUS EVOLUTION 

Bom, eu nunca vi minha namorada feliz enquanto estava menstruada, é um momento que o corpo dói, a cabeça dói e ela tem cólicas… Não faço a menor ideia de como seja isso, mas deve ser horrível e sei que a última coisa que ela quer é se sentir mega sensual quando está derramando sangue. Mas com certeza, a última coisa que ela quer mesmo é um bando de macho olhando para sua bunda, menstruada ou não (eu apoio, hehe). Intimus, isso é falta de respeito e ficar reafirmando esse comportamento masculino não é legal…

Depois de algumas propagandas não muito elaboradas ou pensadas, vou citar uma que particularmente achei muito legal e positiva.

PROPAGANDA DA NATURA 

Essa propaganda foi muito bem feita, ela mostra várias mulheres de diferentes estilos e formatos de cabelo, ou seja, não importa como seu cabelo seja, você é bonita com ele. Não existe  preconceito pela diferenciação de cabelo, cor, estilo. Achei sensacional, quando vejo uma propaganda dessa fico feliz e penso que o bom senso ainda existe, ainda não estamos perdidos (aleluia!).

Pois é, minha gente, muita vezes recebemos reforço das nossas atitudes negativas na televisão, nas revistas e em todos os lugares que vamos. Escolhi 4 propagandas, mas existem muito mais. A maioria, inclusive, prega um padrão e cabe a nós, espectadores, brigar pela disseminação de uma ideia mais democrática na mídia hoje.

O que vocês acham? Me contem nos comentários e vamos ampliar essa discussão!

Nos acompanhe no facebook para ficar por dentro de todas as novidades!

Anúncios